|       |  

Biblioteca

D. Domingos de Pinho Brandão

O Centro de Estudos D. Domingos de Pinho Brandão foi fundado no ano de 1992, por um grupo de intelectuais e entidades que encontraram na formação dessa associação a forma de dar continuidade ao projeto científico-cultural do seu patrono. O Presidente da Fundação Eng.º António de Almeida, Dr. Fernando Aguiar-Branco, ocupou o lugar de sócio fundador, numero um, seguido do Presidente da Câmara Municipal de Arouca, do Presidente do Centro Social Rainha Santa Mafalda e do Juiz da Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda. Ficou sediado no Mosteiro de Arouca. O artigo 3º dos estatutos esclarece a missão do Centro de Estudos: “continuar a obra de D. Domingos de Pinho Brandão de promoção da cultura, enquanto criação dum povo situado num tempo e lugar; e de investigação e divulgação da arte, nomeadamente da que se conserva em Arouca”.

A partir de 1992 passou a publicar a revista científica POLIGRAFIA, da qual fez parte do Conselho Científico dez ilustres vultos da cultura e das ciências humanas do Porto e da Universidade do Porto. A I série foi publicada de 1992 a 2008, num total de dez volumes, é composta por 106 trabalhos científicos. Está em preparação a II série da Revista Poligrafia.

Em 1998 o Centro de Estudos organizou o I CONGRESSO SOBRE A DIOCESE DO PORTO, sob o tema Tempos e Lugares de Memória, em parceria com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto e com a Universidade Católica. As actas do Congresso estão publicadas em dois volumes.

Por acordo entre o Reitor do Seminário Maior do Porto e o Presidente do CEDDPB, a biblioteca pessoal do de D. Domingos de Pinho Brandão, foi deslocada para a Arouca. Está disponível – em fase de catalogação - para consulta no Mosteiro de Arouca, no espaço Biblioteca Memorial D. Domingos de Pinho Brandão, um espaço polivalente composto por auditório e núcleo museológico de arte sacra contemporânea.

Professor Doutor Manuel Joaquim Moreira da Rocha
(Professor Auxiliar com Agregação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto)


Informações Úteis

Contactos

Largo de Santa Mafalda
Apartado 103 | 4540 - 108 Arouca

  • dummy(+) 351 256 943 321

  • dummy(+) 351 256 943 321

  • dummy rirsma@rirsma.pt

  • dummy museu@rirsma.pt

© 2019 Real Irmandade Rainha Santa Mafalda de Arouca - Todos os direitos reservados.
Implementado por AlbergueDigital